domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como funciona o carro - Introdução


Como prometido estou querendo ir mais rápido com a parte “burocrática” da coisa. Na maioria das vezes a introdução a qualquer assunto é longa, demorada e chata, que o digam estudantes de engenharia, que quase morrem em matérias como cálculo, antes de chegarem ao que efetivamente gostam de estudar ou fazer. E pra quem está louco pra por a mão logo em um carro, indico calma. Infelizmente esse assunto também é longo demais e às vezes tão chato e entediante na mesma proporção.


Mas para vossa alegria – ou menor frustração. Irei tentar abordar o assunto numa linguagem, não tão técnica, tentando simplificar ao máximo os termos e jargões usados pelos profissionais da área. Como também dito anteriormente não sou nenhum especialista e nem me julgo tal, então qualquer acréscimo de informações é sempre bem vindo. Sem mais delongas, vou começar listando os principais componentes de um veículo, com uma breve explicação. Aprofundarei um a um, em cada um em tópicos futuros. E por mais que esses pareçam óbvios
ou desnecessários, prefiro começar realmente pelo começo e pelo básico.
Carroceria: É a estrutura que envolve um determinado veículo e que, geralmente, define a sua forma.
Chassi: Estrutura responsável por sustentar os sistemas embarcados.

Direção: Sistema que transmite a intenção de mudar de lado, sentido e/ou trajetória do carro, através das rodas.
Eixo: De forma muito simplificada, é a barra que fica sob o chassi do carro e que liga uma roda a outra.  
Freios: Projeta a força necessária à parada do veículo.
Motor: O principal responsável pela locomoção do automóvel. Uma vez que transforma energia em movimento. Quando giramos a chave de ignição, ela aciona o motor de arranque, que faz o motor ligar.
Pneus: Composto de borracha tem as funções de impulsionar, frear e manter a digiribilidade do veículo.
Rodas: Composto geralmente por aço ou alumínio, tem a função de alojar o pneu, e fazer a conexão das rodas com os eixos.

Sistema Elétrico: Tem a funcionalidade de através de códigos, fazer qualquer tipo de operação que se relacione a eletricidade no veículo.
Suspensão: Responsável por absover as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão e pela estabilidade do automóvel.
Transmissão: Conjunto de dispositivos utilizados para transmitir a força produzida no motor às rodas
Então a partir do próximo post, vou começar a detalhar mais cada um desses itens. Acredito que é muito pouco explorado nos centros de formação de condutores. Acho que com razão, muito do que vou abordar só em um curso de mecânica que se aprende.  Até mais.

Abraço a todos.
Fonte:

Imagem: Open4downloads (http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/partes-mecanicas-do-carro-11856.html)

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